Economia de água: dicas para aplicar em casa!

Compartilhe:

Economizar água é uma das ações mais importantes para a humanidade, afinal, é um recurso do qual não pode ser produzido de forma artificial, além de ser finito.

Ainda de encontro, ao reduzir o consumo de água, também há a redução de valores gastos na fatura e nos custos da casa, portanto, são muitas as vantagens de começar essa ação o quanto antes!

Confira abaixo algumas dicas para aplicar em sua casa e verifique os primeiros resultados em pouco tempo!

Dicas para economizar água em casa

1 – Cuide do tempo de banho

Um banho de cerca de 15 minutos costuma gastar a quantidade de 135 litros de água, portanto, pode ser a hora de começar a reduzir o tempo debaixo do chuveiro.

Nesse caso, banhos de 5 minutos gastam apenas 45 litros, um tempo apertado, porém, necessário para que tudo seja lavado corretamente.

Para quem tem cabelos longos, a dica é deixar cremes e itens agindo com o chuveiro fechado, além de aproveitar esse tempo de espera para se depilar, por exemplo.

2 – Feche a torneira ao escovar os dentes

Ao escovar os dentes, lembre-se de deixar a torneira fechada, evitando assim o desperdício.

Para se ter noção, ao escovar os dentes ou lavar o rosto com a torneira aberta tem um gasto de cerca de 12 litros de água, o que no final do mês rende vários litros jogados fora.

3 – Reduza o uso da máquina de lavar

É ideal que a máquina seja usada em casos de ciclos completos de lavagem, aproveitando ao máximo a sua potencialidade e a água ali existente.

Por isso, tente deixar acumular uma maior quantidade de roupas, ou, opte por modelos que tem o modo de economia, onde o gasto pode ser reduzido drasticamente.

4 – Reutilize a água da máquina!

Ainda de encontro ao ponto anterior, a água da máquina de lavar também pode ser usada para diferentes finalidades, como:

Lavar as calçadas;

Regar as plantas;

Lavar o quintal;

Lavar o carro.

Isso acontece porque ela possui poucos resquícios de sabão, tornando-se útil para outros afazeres simples.

5 – Observe vazamentos

Essa é uma questão que pode ser observada na conta de água, principalmente quando há um gasto muito maior do que o comum.

Assim, fique de olho em goteiras, manchas e mofo em sua casa ou demais imóveis, pode ser o momento de chamar um especialista no assunto para corrigir essas questões.

6 – Ensaboe todas as louças antes

Uma dica super simples é ensaboar todas as louças antes de abrir a torneira para enxagua-las de uma vez só.

Além disso, vale a pena lavar os itens que estão com menos gordura de forma prévia, reduzindo as chances de espalhar o restinho para os outros utensílios, dificultando o processo.

7 – Adicione duplo acionamento na descarga

Uma dica interessante é implementar a descarga com válvula de duplo acionamento, onde fluxos mais intensos ou mais leves podem ser usados de acordo com a necessidade.

Essa ferramenta pode ser usada tanto em descargas de parede, quanto nas acopladas.

8 – Lave o carro com balde

Assim como o uso de mangueira não é indicado para a lavagem de calçadas, também não é uma boa ideia usá-la para limpar o carro.

A dica é utilizar baldes, visto que reduzem o desperdício de água pela usabilidade mais objetiva.

9 – Instale uma cisterna de água

Insira uma cisterna ou um item específico para juntar a água da chuva, mas lembre-se de isolar bem a entrada do item, reduzindo assim a possibilidade de proliferação de mosquitos ou demais insetos.

Essa água pode ser usada para dar descarga, para limpar o quintal, o carro, o cantinho do cachorro.. As possibilidades são muitas!

É válido lembrar que ela não é indicada para o consumo humano e nem de pets, visto que tem resquícios impuros. Ela tem tempo de usabilidade de 4 dias após ter sido coletada.

Compartilhe: