Conheça os bairros de Joinville

Adhemar Garcia

O bairro Adhemar Garcia, foi primeiramente conhecido como: “Caieira”, “Caieira de Cima”, “Caieira de Baixo”, e “Terras do Stock”, de onde era extraído o barro para a produção de telhas e tijolos. Caieiras eram os locais onde fabricavam-se a cal retirada dos cascalhos dos sambaquis.

Região Sudeste

Área: 1,96 km2

Distância do Centro: 5,21 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBS Adhemar Garcia; CRAS Adhemar Garcia
EDUCAÇÃO: CAIC Professor Mariano Costa; CEI Adhemar Garcia; CEI Espaço da Criança; CEI Meu Pequeno Mundo; EEB Dr. Paulo Medeiros; EM Prefeito Luiz Gomes.
LAZER: Área de Lazer Adhemar Garcia; Área de Lazer Pista de bicicros; Parque Caieiras; Parque São Francisco; Praça Da Paz

Veja o mapa do bairro

América

O bairro América é um bairro seguro, conta com vizinhança sossegada, sendo que a maioria reside a bastante tempo no bairro, além disso é próximo de tudo que você precisa. O bairro também é conhecido pela sua área verde, tendo a tradicional Praça dos Pioneiros, na rua Benjamim Constant, que é um lugar aconchegante para levar a família no domingo ou para um passeio com seu pet, além de outras excelentes opções, há também o Museu de Arte de Joinville que é uma ótima escolha para lazer. Com um comércio bastante ativo e diversificado, o Bairro América apresenta uma gastronomia refinada, porém acessível – muitas opções para agradar o paladar em restaurantes e bares que são destino certo para seu roteiro, como a Via Gastronômica e a Rua Otto Boehm – além de outros ótimos lugares espalhados pela região.

Região Centro/Norte

Área: 4,54 km²

Distância do Centro: 1,63 km

Infraestrutura: shoppings, supermercados, academias, farmácias, bancos, concessionárias, laboratório e hospitais (Centro Hospitalar da Unimed), escolas e faculdades.
SAÚDE: Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria; Centro Hospitalar Unimed; IOT - Instituto de Ortopedia e Traumatologia; Serviço de AtendimentoMóvel de Urgência – SAMU- USB; CREAS Norte.
EDUCAÇÃO: EEB Professor Germano Timm; Cidadela Cultural Antarctica; Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB); Museu de Arte de Joinville (Maj); Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke (Mac Schwanke).
LAZER: Centreventos Cau Hansen; Centro de Convenções Alfredo Salfer; Expocentro Edmundo Doubrawa; Ginásio Ivan Rodrigues; Parque das Águas Raul Guenther; Praça Dos Pioneiros; Praça Dos Suicos; Praça Expocentro Edmundo Doubrawa.

Veja o mapa do bairro

Anita Garibaldi

O bairro Anita Garibaldi é um dos bairros mais calmos de Joinville, as ruas são tranquilas e os moradores têm a sorte de encontrar tudo que procura a poucos metros de distância, padarias, bares, grandes escolas e faculdades, mercados, entre outros pontos, o local fica bem próximo a BR 101, facilitando muito o acesso a outras cidades. Vale lembrar também que já está em andamento o projeto do 1º bairro-cidade de Joinville, que será próximo aos moradores do bairro Anita Garibaldi. Um bairro charmoso, em crescimento, e que encontramos ainda casas estilo enxaimel, registros da arquitetura alemã, herança dos primeiros imigrantes.

Região Centro/Norte

Área: 3,04 km²

Distância do Centro: 2,04 km

Infraestrutura: shopping, supermercados, hospital, maternidade, farmácias, banco, concessionária, academia, Rodoviária de Joinville, escolas, faculdades, parque.
SAÚDE: Hospital Municipal São José; Maternidade Darcy Vargas; Clinica de Nefrologia de Joinville.
EDUCAÇÃO: EEB Profª João Martins Veras; EM Anita Garibaldi; Escola Municipal de Ballet (EMB); Estação da Memória; Museu do Ferro de Passar; Museu da Bicicleta de Joinville – Mubi.
LAZER: Estação da Memória; Praça Monte Castelo.

Veja o mapa do bairro

Atiradores

O bairro Atiradores é onde fica localizado o 62° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, tornando-se um bairro muito seguro por ter a presença constante dos militares, é comum encontrar o público do bairro praticando atividade física ao redor do batalhão. Além de grandes mercados e comércios, o bairro também conta com diversos bares e restaurantes que se tornam uma ótima opção para curtir a noite.

Este bairro combina uma região sossegada com prédios luxuosos, e diversas opções para se deliciar e divertir, pois, conta com um polo gastronômico fascinante e boutiques de luxo. O nome do bairro tem uma origem controversa: uns dizem ser por conta da Sociedade Atiradores, única sede (naquela época), com prática de tiros a balas em Joinville, outros, que foi batizado com este nome após a instalação do 13º Batalhão de Caça, hoje 62º Batalhão de Infantaria. O bairro também tem vias muito utilizadas para a prática de esportes ao ar livre, como caminhada e corrida.

Região Centro/Norte

Área: 2,81 km²

Distância do Centro: 2,05 km

Infraestrutura: farmácias, academia, colégios, faculdade. Próximo de shoppings.
SAÚDE: Núcleo de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio Palatais – Centrinho.
EDUCAÇÃO: Não possui unidades escolares públicas.
LAZER: Praça Edificio Dulce; Praça Xavier Arp.

Veja o mapa do bairro

Aventureiro

Muita gente não sabe, mas o bairro Aventureiro só tem esse nome por causa de um time de futebol. O prestígio do Aventureiro Esporte Clube (AEC) era tanto, que a Prefeitura decidiu dar o nome do time para o bairro. Criado em 1951, o clube teve o nome sugerido pelo fundador, Antônio Cidral. Trata-se do bairro mais populoso da cidade, com quase 40 mil moradores. Um lugar que já possui vida própria fora do Centro da cidade, com toda infraestrutura necessária. Muitas famílias se formaram, cresceram e se dedicam ao desenvolvimento da comunidade.

Região Nordeste

Área: 9,43 km²

Distância do Centro: 7,03 km

Infraestrutura: comércio completo (lojas de todos os ramos, grandes supermercados como Fort Atacadista, Supermercado Rodrigues e Bistek), farmácias, entre outros. Fácil acesso ao Aeroporto de Joinville.
SAÚDE: UBS Aventureiro I; UBS Parque Joinville; UBSF Aventureiro II; UBSF Rio do Ferro; UBSF Santa Bárbara; UPA 24h Leste; CRAS Aventureiro.
EDUCAÇÃO: CEI Arte e Vida; CEI Aventuras de Criança; CEI Castello Branco; CEI Namir Alfredo Zattar; CEI Odorico Fortunato; CEI Parque Imperador; EEB Profª Maria Amin Ghanem; EEB Profº João Rocha; EEM Profº Eladir Skibinsk; EM Prefeito Wittich Freitag; EM Professora Eladir Skibinski; EM Senador Carlos Gomes de Oliveira; EM Vereador Curt Alvino Monich; EEB Profª Jandira D’Ávila.
LAZER: Área de Lazer Santa Luzia; Praça Antonio Reinert; Praça Francieli Pavoski; Praça João Inácio do Nascimento; Praça Mario Valentim Muraro; Praça Osmar Evaristo Heck

Veja o mapa do bairro

Boa Vista

Um dos primeiros a ser ocupado em Joinville, local representa área valiosa para o meio ambiente da cidade. Em 1846 já existia a denominação de Boa Vista para a região e a origem do nome se deve a densa e bela floresta que possuía. A implantação da Tupy influenciou o crescimento populacional do bairro nos anos posteriores, além de acelerar a instalação dos serviços de abastecimento de energia elétrica e de água tratada que aconteceu no início da década de 1950. Um bairro que liga região Centro/Norte a região Leste.

Região Leste

Área: 5,37 km²

Distância do Centro: 2,47 km

Infraestrutura: supermercados, hospital, farmácias, escolas, universidade, bancos, Terminal Tupy, museu.
SAÚDE: UBS Bakitas; Hospital Regional Hans Dieter Schmidt; Fundação Pró -Rim; CTDRJ – Centro de Tratamento de Doenças Renais de Joinville.
EDUCAÇÃO: CEI Pedacinho do Céu; EEB Albano Schmidt; EEB Presidente Médici; EM Governador Heriberto Hülse; EM Presidente Castello Branco; Museu “Casa Fritz Alt”.
LAZER: Ginásio Ivo Varella; Ginásio Mário Timm; Ginásio Perácio Bernardo; Praça 1 de Maio; Praça Albano Schmidt; Praça Boa Vista; Praça Calceteiro/Mario Metz; Praça Cecy Maia; Praça do Aleijadinho

Veja o mapa do bairro

Boehmerwald

Bairro de colonização germânica recebeu seu nome da antiga e conhecida rua Boehmerwald (onde se instalaram os colonos europeus que imigraram da Boêmia), que significa Vale Encantado ou Bosque Encantado. O bairro apresentou rápido crescimento demográfico e econômico, considerando-se que inicialmente era pouco habitado, com predomínio das atividades agrícolas, porém a partir da década de 1970 houve aumento populacional, evidenciando-se as atividades comerciais.

Região Sul

Área: 3,14 km²

Distância do Centro: 6,99 km

Infraestrutura: Comércios, supermercados, posto de combustível, farmácias, escolas.
SAÚDE: UBSF Boehmerwald I.
EDUCAÇÃO: EM Deputado Lauro Carneiro de Loyola; EM Pauline Parucker; EM Professor Orestes Guimarães; CEI Eliane Krüger.
LAZER: Área de Lazer Jardim Andressa (OP); Praça Neriton Gladmir Rodrigues.

Veja o mapa do bairro

Bom Retiro

O bairro conta com amplo comércio. Ótimo para quem trabalha ou estuda na zona norte de Joinville. A região fica super próxima a um dos principais shoppings da cidade, o Joinville Garten Shopping, e também próxima a duas das principais universidades de Joinville: a Univille e a Udesc. É um bairro muito bem localizado e que tem fácil acesso a outros bairros como: Iririú (através da Rua Piratuba), Saguaçu, Santo Antônio, Zona Industrial Norte (através da Rua Tenente Antônio João), que inclusive dá acesso a Pirabeiraba e aeroporto de Joinville. Ele que abriga o Parque Municipal Morro do Finder. Proporcionando trilhas de aproximadamente 4 km, recomendadas para a prática de caminhada e mountain bike, o parque tem mais de 50 mil metros quadrados de fauna e flora de Mata Atlântica, além de ser uma Área de Relevante Interesse Ecológico. Este bairro era conhecido como Dona Francisca ou “Serrastrasse” (Estrada da Serra, uma alusão a Estrada Dona Francisca). A atual denominação surgiu em decorrência da existência de um time de futebol conhecido pelo nome de ‘Bom Retiro’, cujos jogos eram realizados no local onde hoje está estabelecido o Colégio Estadual “Plácido Olímpio de Oliveira”.

Região Centro/Norte

Área: 3,91 km²

Distância do Centro: 4,57 km

Infraestrutura: supermercados, escolas, farmácia e praças. Próximo a shopping e universidades.
SAÚDE: UBS Bom Retiro.
EDUCAÇÃO: CEI Adolfo Artmann; EEB Plácido Olímpio de Oliveira; EM Professor Avelino Marcante.
LAZER: Praça Bom Retiro; Praça Geraldo Wetzel; Praça Professor Jose Demarchi; Praça Tancredo Neves.

Veja o mapa do bairro

Bucarein

O bairro Bucarein é o que recebe o Joinville Esporte Clube, a Arena Joinville. É uma região onde encontramos muitas residências e poucos edifícios. Fácil acesso ao Mercado Público Municipal, o Parque da Cidade, a Praça da Liberdade, a Estação da Memória, e shoppings. É o bairro que está recebendo um investimento da Federação das Indústrias, de R$ 120 milhões para transformar o Moinho Joinville em um complexo educacional de ponta. As obras já estão em andamento. A estrutura estará pronta para o primeiro semestre do ano letivo de 2024 e receberá inicialmente 3 mil alunos, com possibilidade de chegar a 4,5 mil quando estiver em plena operação.

Região Centro/Norte

Área: 2,04 km²

Distância do Centro: 1,61 km

Infraestrutura: academia, restaurantes, supermercado, bancos, lojas, farmácias, Sesi, escolas, universidade, praça.
SAÚDE: PAM Bucarein; CREAS Bucarein; Centro POP.
EDUCAÇÃO: CEI Espaço Encantado; EEM Gov. Celso Ramos; Museu Arqueológico do Sambaqui de Joinville (Masj); Museu Nacional de Imigração e Colonização (Mnic); Casa da Memória e Cemitério do Imigrante; Museu Nacional do Bombeiro.
LAZER: Área de Lazer Bucarein; Arena Joinville; Parque da Cidade Setor Bucarein; Praça da Liberdade; Praça Monumento ao Voluntariado.

Veja o mapa do bairro

Centro

Ao morar no centro de Joinville, você fica pertinho de tudo e tem muito mais facilidade para se encontrar e se locomover, seja de carro ou por meio do transporte público. Além disso, o centro é ponto de encontro e referência para muitas pessoas que moram ou visitam Joinville.

Região Centro

Área: 1,31 km²

Infraestrutura: bancos, farmácias, colégios, faculdade, clínica, shopping, confeitaria, Terminal Urbano Central, concessionária, hospital, Mercado Municipal, museus, Biblioteca Pública Municipal, camelódromo e Catedral de Joinville.
SAÚDE: Hospital Dona Helena.
EDUCAÇÃO: Biblioteca Púb. Mun. Pref. Rolf Colin; EEB Conselheiro Mafra.
LAZER: Ginásio Abel Schulz; Mercado Público Municipal; Praça Carlos Ficker; Praça Castelo Branco; Praça Da Bandeira; Praça Dario Sales; Praça Hercilio Luz; Praça Hotel Anturium; Praça Lauro Muller; Praça Nereu Ramos; Rua das Palmeiras (Alameda Brustlein).

Veja o mapa do bairro

Comasa

Em 1972, ocorreu a implantação do Conjunto Habitacional Comasa do Boa Vista, conhecido popularmente por Comasa Boa Vista, para suprir a necessidade de moradia dos trabalhadores da região e em 1997, a região foi tranformada no Bairro Comasa.

Região Leste

Área: 2,71 km²

Distância do Centro: 5,01km

Infraestrutura: comércios, escolas
SAÚDE: UBS Comasa; UBSF CAIC Vila Paranaense; CRAS Comasa.
EDUCAÇÃO: CAIC Desembargador Francisco José R. De Oliveira; CEI Esperança; CEI Espinheiros; CEI Ponte Serrada; EM Dom Jaime De Barros Câmara; EM Dr José Antônio Navarro Lins.
LAZER: Área de Lazer Avencal (OP); Área de Lazer Novos Horizontes; Área de Lazer Vila Paranaense; Praça David da Graca.

Veja o mapa do bairro

Costa e Silva

O bairro Costa e Silva é um bairro para você que deseja estar próximo de tudo, pois ele é um bairro super completo, com bancos, farmácias, grandes redes de supermercado, postos e outros estabelecimentos. O bairro é onde fica sediado o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que é uma das referências de educação em Joinville, além disso o bairro também conta com grandes empresas multinacionais e suas recreativas. Bairro muito procurado para se morar em Joinville devido à suas facilidades. Em 28 de março de 1969, recebeu a visita do então Presidente da República Marechal Arthur da Costa e Silva, e passou a ser denominado de Vila Costa e Silva. Posteriormente, em 1977, ganhou a denominação de bairro Costa e Silva. Com a implantação da Zona Indústrial Norte na década de 1970, começaram a surgir diversos loteamentos, sendo atualmente um dos bairros mais populosos de Joinville.

Região Centro/Norte

Área: 6,58 km²

Distância do Centro: 4,40 km

Infraestrutura: supermercado, bancos, academias, farmácias, escolas, faculdade, concessionária, unidade de saúde e pronto-atendimento.
SAÚDE: UBS Costa e Silva; UBSF Parque Douat; UBSF Willy Schossland; PA 24h Norte.
EDUCAÇÃO: CEI Alzelir Terezinha Gonçalves Pacheco; CEI Branca de Neve; CEI Girassol; CEI Pequena Sereira; CEI Sonho de Criança; EEB Arnaldo Moreira Douat; EEB Dr. Elpidio Barbosa; EM Governador Pedro Ivo Campos; EM Professora Zulma do Rosário Miranda.
LAZER: Área de Lazer Parque Cattoni (OP); Área de Lazer Pavao; Área de Lazer Willy Schossland; Praça Antonio Rosa; Praça do Bosque; Praça do Tecelão; Praça Vice Prefeito Luiz Carlos Garcia.

Veja o mapa do bairro

Distrito / Zona Industrial Norte

Seu principal objetivo foi o de promover o desenvolvimento industrial, que em função do seu porte e/ou ampliações previstas, já não reuniam condições de permanecer junto à malha urbana, bem como para receber novas indústrias de grande porte que potencialmente viriam a se instalar na cidade.

Região Nordeste/Norte

Área: 30,70 km²

Distância do Centro: 7,03 km

Infraestrutura: aeroporto, parque e kartódromo, supermercado, casa de eventos, shopping, cervejaria, Senai, universidades e Ceasa.
SAÚDE: UBSF Estrada Anaburgo.
EDUCAÇÃO: Univille; Udesc Joinville.
LAZER: Praça Deputado Federal Carneiro de Loyola.

Veja o mapa do bairro

Dona Francisca

O bairro Dona Francisca, que recebeu este nome por localizar-se as margens da Estrada Dona Francisca, no distrito de Pirabeiraba, que antigamente era conhecido por distrito de Pedreira, uma homenagem ao Conselheiro Pedreira. Sua ocupação está associada à implantação da Estrada Serra Dona Francisca, que inicialmente serviu de ligação ao Planalto Norte do Estado, no período colonial. Com exceção da Rodovia SC-418, que corta o bairro, Dona Francisca manteve a paisagem rural e bucólica que sempre teve: plantações de bananas cortadas por uma estrada de barro, pastos verdes com uma casinha rústica ao fundo, cachoeiras e rios de águas claras. Algumas estradas do bairro receberam os nomes de seus mais antigos moradores.

Região Norte

Área: 1,10 km²

Distância do Centro: 13,74 km

Infraestrutura:
SAÚDE: USBF Rio da Prata.
EDUCAÇÃO: EEB Francisco Eberhardt; EM Carlos Heins Funke; EM Eugênio Klug; EM Professor Francisco Rieper.

Veja o mapa do bairro

Espinheiros

É um bairro em crescimento, onde todos estão olhando com outros olhos neste momento. Já possui um lindo acesso, e restaurantes incríveis. Está sendo feito um loteamento que já está na segunda fase (serão 3 fases), onde terão casas com nível mais alto, o que irá valorizar muito a região. Possui poucos prédios, ainda é bem residencial. O bairro Espinheiros deve o seu nome a uma planta conhecida como Tarjuva, uma espécie grossa, com muitos espinhos e que proliferava na região. O bairro se restringia a uma ilha, na Baía de São Francisco e o acesso ao Boa Vista era feito só por canoas, aliás, único meio de transporte da época. Na década de 1960 existiam dois iate- clubes em Joinville: o Almirante Barroso e o Iate Clube Joinville, localizados na Rua Aubé.

Região Leste

Área: 2,74km²

Distância do Centro: 7,41km

Infraestrutura: comércio local, restaurantes, marina, mercado, escola.
SAÚDE: UBSF da Ilha; UBSF Moinho dos Ventos.
EDUCAÇÃO: CEI Miraci Deretti; EM Professor Aluizius Sehnem; EM Professora Maria Regina Leal.
LAZER: Área de Lazer Francisco E Bernardo; Área de Lazer Francisco Rodrigues (OP); Área de Lazer Moinho dos Ventos; Porta do Mar Marino de Oliveira.

Veja o mapa do bairro

Fátima

A região era conhecida como Itaum-guaçú e, a partir da doação de uma imagem da Senhora de Fátima à atual Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o bairro, assim como a capela, ficou conhecido como Fátima.

Região Sudeste

Área: 2,21 km²

Distância do Centro: 3,82 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBS Fátima.
EDUCAÇÃO: CEI Lírio do Campo; CEI Miosótis; CEI Pedro Ivo Figueiredo de Campos; EM João de Oliveira; EM Prefeito Geraldo Wetzel; EM Professor Edgar Monteiro Castanheira.
LAZER: Praça Padre Érico.

Veja o mapa do bairro

Floresta

No decorrer do processo de colonização, a região que hoje compreende o Bairro Floresta era conhecida por Estrada Santa Catarina e desempenhou importante papel no desenvolvimento e expansão da então Colônia Dona Francisca. A antiga Estrada Santa Catarina (Katharinenstrasse) vai em linha reta desde o extremo da Rua São Pedro, além do local em que hoje está a Estação Ferroviária, sempre foi uma das principais vias de grande circulação de veículos. O bairro Floresta é um doas mais procurados hoje em dia para moradia na zona Sul pela sua facilidade de acesso e comércio que dispõe.

Região Sul

Área: 4,99 km²

Distância do Centro: 3,47 km

Infraestrutura: bancos, supermercados, cervejaria, escolas, Terminal Sul Vera Cruz, sociedade esportiva e recreativa, casa de festas e eventos, praças e áreas de lazer.
SAÚDE: UBS Floresta; CREAS Floresta. EDUCAÇÃO: CEI Herondina da Silva Vieira; EEB Dom Pio De Freitas; EM Placido Xavier Vieira; EM Professora Virgínia Soares; EEB Profº Rudolfo Meyer.
LAZER: Área de Lazer Copacabana; Área de Lazer Floresta; Área de Lazer Floresta II; Praça Getulio Vargas; Praça Tiradentes.

Veja o mapa do bairro

Glória

A região que hoje compreende o Bairro Glória recebeu esta denominação, em razão da fundação, em 09 de julho de 1928, do Glória Futebol Clube, ficando conhecido como o “Bairro do Glória”. O bairro Glória tem uma infraestrutura excelente! Nele encontramos o Pórtico de Joinville, com o Moinho, um ponto turístico da cidade e em uma das principais entradas da Cidade para quem vem pela BR-101.

Região Centro/Norte

Área: 5,37 km²

Distância do Centro: 2,78 km

Infraestrutura: hospital, unidade de saúde, mercado, floricultura, escolas, universidade, banco, concessionárias, escolas esportivas, academia e Batalhão de Polícia Militar.
SAÚDE: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU- USA; UBS Glória; Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem.
EDUCAÇÃO: CEI Peter Pan; EM Pastor Hans Müller; EEB Osvaldo Aranha.
LAZER: Área de Lazer Parque Versailles; Complexo Expoville; Megacentro Wittch Freitag; Praça Felipe Baumer; Praça General Osorio; Praça Rotary; Praça XV de Novembro.

Veja o mapa do bairro

Guanabara

Divergem muito as opiniões com relação à origem do nome do bairro, sendo que parte dos moradores acredita que derivou do time de futebol e, os demais, da Rua Guanabara. Acreditamos que tenha surgido inicialmente o Guanabara Futebol Clube e em decorrência, a rua tenha recebido a mesma denominação. No sentido etimológico “Guanabara”, localidade perto do Itaum, de “Gua“, a enseada, a bacia,”ana“, semelhante e “bará“, “pará“, mar. Portanto,” enseada semelhante ao mar. O Guanabara é a porta de entrada da Zona Sul, quem mora aqui adora e tem o Parque da Cidade para curtir com a família.

Região Sudeste

Área: 2,55 km²

Distância do Centro: 2,85 km

Infraestrutura: Terminal Urbano de Ônibus Guanabara, unidade de saúde, escola e supermercados.
SAÚDE: UBS Itaum.
EDUCAÇÃO: CEI Botãozinho De Rosa; CEI Luiza Maria Veiga; EEB Dr. Jorge Lacerda; EM Professora Anna Maria Harger.
LAZER: Área de Lazer Guanabara; Parque da Cidade Setor Guanabara; Parque da Cidade Setor Sambaqui; Praça Almirante Barroso; Praça Antonio Barbi.

Veja o mapa do bairro

Iririú

O bairro deve seu nome ao Rio Iririú-mirim, que nasce perto do morro do Cubatão e deságua na Baía da Babitonga. Podemos dizer que depois da execução do binário, o Iririú ganhou mobilidade. É um bairro que possui todo tipo de comércio, você não precisa se deslocar até áreas mais centrais. O Morro do Finder, que fica no Bairro Bom Retiro, é do lado, o que facilita desfrutar desta paisagem. Quem mora no bairro dificilmente troca de bairro, por todas as facilidades que proporciona.

Região Leste

Área: 6,22 km²

Distância do Centro: 3,83 km

Infraestrutura: unidade de saúde, academia, bancos, farmácias, escolas, faculdade, associação atlética, Fundação Pró-Rim.
SAÚDE: UBS Leonardo Schilickmann.
EDUCAÇÃO: CEI Ivan Rodrigues; CEI Mario Avancino; CEI Sementinha; EEB Dr. Tufi Dippe; EEB Engº Annes Gualberto; EM Padre Valente Simioni; EM Prefeito Max Colin.
LAZER: Parque Morro do Finder; Área de Lazer Iririú (OP); Área de Lazer Sociedade Veteranos; Área de Lazer Tuiuti; Praça Mae Peregrina; Praça Padre Valente Simeoni.

Veja o mapa do bairro

Itaum

Os moradores do Itaum não conseguiram precisar a origem do nome do bairro, que provavelmente deriva do pequeno Rio Itaum, afluente da margem direita do Rio Cachoeira. O Bairro Itaum é cortado pelos trilhos da via férrea, que liga nossa cidade ao Município de São Francisco do Sul e que há algumas décadas desempenhou extrema importância ao desenvolvimento econômico de Joinville.

Região Sul

Área: 3,18 km²

Distância do Centro: 3,85 km

Infraestrutura:
SAÚDE: PA 24h Sul.
EDUCAÇÃO: CEI Itaum; CEI Jorge Luiz Vanderwegen; CEI Juarez Machado; CEI Sol Nascente; CEI Zé Carioca; EEB João Colin.
LAZER: Praça Vereador Joao Amaral.

Veja o mapa do bairro

Itinga

Bairro mais ao sul de Joinville, na divisa com o município de Araquari. Distante do Centro, o bairro, que também é caminho às praias de São Francisco do Sul e Balneário Barra do Sul, acabou desenvolvendo um comércio independente.

Região Sul

Área: 7,73 km²

Distância do Centro: 8,39 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBSF Boehmerwald II; UBSF Itinga; UBSF Itinga Continental.
EDUCAÇÃO: CEI Juliana de Carvalho Vieira; CEI Pedro Paulo Hings Colin; EM 9 de Março; EM Professora Lacy Luiza da Cruz Flores.
LAZER: Área de Lazer Itinga I; Área de Lazer Itinga II; Praça Santa Gertrudes.

Veja o mapa do bairro

Jardim Iririú

O nome provém de um loteamento implantado na região do bairro Iririú, na década de 1970, o qual era denominado Loteamento Jardim Iririú I. Uma das regiões de ocupação populacional mais antigas de Joinville.

Região Leste

Área: 3,30 km²

Distância do Centro: 5,91 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBS Jardim Iririú; UBSF Dom Gregório.
EDUCAÇÃO: CEI Amandos Finder; CEI Ciranda Cirandinha; EEB Dr. Georg Keller; EM Enfermeira Hilda Anna Krisch; EM Professora Laura Andrade.
LAZER: Área de Lazer Estadio Melchior Beninca (OP); Área de Lazer Portinho; Praça Sao Joao Batista.

Veja o mapa do bairro

Jardim Paraíso

Atualmente sua população é caracteristicamente imigratória de outras regiões do Brasil, em particular do Estado do Paraná.

Região Nordeste

Área: 3,22 km²

Distância do Centro: 10,09 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBSF Jardim Paraíso I; UBSF Jardim Paraíso II; UBSF Jardim Paraíso III; UBSF Jardim Paraíso IV; UBSF Jardim Paraíso V; UBSF Jardim Paraíso VI; CRAS Jardim Paraíso.
EDUCAÇÃO: CEI Bem-Me-Quer; EM José do Patrocínio; CEI Paraíso da Criança; EEM Dep. Nagib Zattar; EM Dr Hans Dieter Schmidt; EM Professor Sylvio Sniecikovski; EM Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi; EM Professora Thereza Mazzolli Hreisemnou.
LAZER: Área de Lazer Jardim Paraíso II.; Praça Diana Cristina da Silva Wessling).

Veja o mapa do bairro

Jardim Sofia

O bairro denominado de Jardim Sofia obteve sua criação oficial no ano de 1990. Até então fazia parte da Zona Indústrial. Sua denominação é originária da homenagem feita à Dona Sophia Nass, esposa do Sr. Affonso Nass, dono de grande parte das terras que formam o loteamento.

Região Nordeste

Área: 2,13 km²

Distância do Centro: 6,87 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBSF Jardim Sofia.
EDUCAÇÃO: CEI Jardim Sofia; EEB Senador Rodrigo Lobo; EM Professora Maria Magdalena Mazzolli.
LAZER: Área de Lazer Jardim Kelly; Praça Affonso Nass.

Veja o mapa do bairro

Jarivatuba

Este bairro era conhecido por Bupeva (em função do rio do mesmo nome), mais tarde por Itaum, que perdurou até 1977, quando recebeu a atual denominação. A região era coberta por uma árvore nativa chamada Jarivá, daí a origem do nome (Jarivá - palmeira, e Tuba – abundância).

Região Sudeste

Área: 2,09 km²

Distância do Centro: 5,95 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBS – Jarivatuba Belquise Ana Quintero.
EDUCAÇÃO: CEI Fátima; CEI Iraci Schmidlin; EM Nelson de Miranda Coutinho; EM Professor Saul Sant´Anna de Oliveira Dias.
LAZER: Área de Lazer Jarivatuba (OP).

Veja o mapa do bairro

João Costa

Antigamente essa região era chamada de Itaum-Costa. O nome atual do bairro originou-se da rua principal que corta o bairro em direção norte – sul, sendo uma homenagem à família Costa que doou boa parte das terras à implantação de cemitério, igreja, escolas, etc.

Região Sudeste

Área: 3,41 km²

Distância do Centro: 6,62 km

Infraestrutura:
SAÚDE: Não possui unidade.
EDUCAÇÃO: CEI Estrelinha Brilhante; EM João Costa; EM Professor João Bernardino da Silveira Jr.
LAZER: Área de Lazer Irineu Pereira (OP); Área de Lazer Joao Costa; Área de Lazer Loreno Raffo.

Veja o mapa do bairro

Morro do Meio

O Bairro Morro do Meio é assim denominado por estar situado numa região alta e plana em relação ao nível dos rios Lagoinha e Piraí, que o cerca. Mas é denominado ‘Morro do Meio’, principalmente por seu núcleo populacional original localizar-se em uma estrada (Estrada Lagoinha), cujo fim se dá em um morro ladeado por outros dois.

Região Sudoeste

Área: 5,44 km²

Distância do Centro: 6,88 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBS Bucal Morro do Meio; UBSF Lagoinha; UBSF Morro do Meio; CRAS Morro do Meio.
EDUCAÇÃO: CEI Justina Rosa Fachini; CEI Morro do Meio; EEM Dr. Ruben Roberto Schmidlin; EM Dr Ruben Roberto Schmidlin; EM Professora Elizabeth Von Dreifuss.
LAZER: Área de Lazer Associação; Área de Lazer Morro do Meio.

Veja o mapa do bairro

Nova Brasilia

A região que compreende o atual Bairro Nova Brasília, foi uma das primeiras a ser loteada em Joinville. Através desses loteamentos implantados principalmente nas terras dos Srs. Mathies, Tilp, Roos e Welter o bairro iniciou seu processo de urbanização, Já no início do século XX estavam em andamento as obras para a instalação dos trilhos, e logo as primeiras locomotivas começaram a transitar pelo bairro.

Região Sudoeste

Área: 7,85 km²

Distância do Centro: 5,25 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBSF Jativoca; UBSF Nova Brasília.
EDUCAÇÃO: CEI Doce Infância; EEB Profª Antonia Alpaídes Cardoso dos Santos; EM Professor José Motta Pires; EM Professor Júlio Machado da Luz.
LAZER: Área de Lazer Nova Brasilia; Área de Lazer Posto de saude; Praça Joana D’arc; Praça Olga Machado Ferreira.

Veja o mapa do bairro

Paranaguamirim

A história do bairro Paranaguamirim se confunde com a do Jarivatuba. Até os moradores tem dúvidas sobre onde começa um e termina o outro. O bairro, que durante anos abrigou um número inexpressivo de moradores, hoje é considerado um dos maiores da cidade, em número de habitantes.

Região Sudeste

Área: 11,51 km²

Distância do Centro: 7,75 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBSF Estevao de Matos; UBSF Jardim Edilene; UBSF Paranaguamirim; CRAS Paranaguamirim; UBSF Morro do Amaral.
EDUCAÇÃO: CEI Abdom da Silveira; CEI Alegria de Viver; CEI Marilene dos Passos Santos; CEI Monteiro Lobato; CEI Pão de Mel; EEB Marli Maria de Souza; EM Prefeito Joaquim Félix Moreira; EM Prefeito Nilson Wilson Bender; EM Professor Reinaldo Pedro de França; EM Professora Ada Sant´Anna da Silveira; EEB Prof.ª Juracy Maria Brosig.
LAZER: Área de Lazer Estevão de Matos; Área de Lazer Jardim Edilene; Área de Lazer Paranaguamirim; Praça Frederico Rudolpho Germano Dumke; Praça Waldemiro Inácio de Carvalho.

Veja o mapa do bairro

Parque Guarani

Tem origem no nome do loteamento popular Parque Guarani localizado no bairro. Este bairro tem criação recente (2004) e é resultado do desmembramento dos bairros Itinga e João Costa.

Região Sul

Área: 4,41 km²

Distância do Centro: 7,66km

Infraestrutura: supermercados, panificadoras, postos de gasolina, lojas, conveniências.
SAÚDE: UBSF Parque Guarani; UBSF Saúde Prisional.
EDUCAÇÃO: CEI Parque Guarani; CEI Silvia Regina Cavalheiro; CEI Zilda Arns Neumann; EM Dr Sadalla Amin Ghanem; EM Prefeito Baltasar Buschle.
LAZER: Área de Lazer Parque Guaraní; Praça Dos Baobás.

Veja o mapa do bairro

Petrópolis

Esta região por muito tempo pertenceu ao Bairro Itaum. Começa ganhar força com a implantação do Conjunto Habitacional Popular Monsenhor Scarzello em 21/11/1987. Em 11/12 de 1995 foi criado como bairro recebendo o nome de sua principal via de acesso ao centro, à rua Petrópolis, sendo essa denominação uma homenagem à cidade Fluminense, cujo significado é cidade de Pedro.

Região Sul

Área: 3,04 km²

Distância do Centro: 5,33 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBS Edla Jordan.
EDUCAÇÃO: CEI Beija-Flor; EEB Profª Gertrudes Benta Costa; EM Dr Abdon Baptista; EM Professor Oswaldo Cabral.
LAZER: Área de Lazer Campina Grande; Área de Lazer Monsenhor Scarzello.

Veja o mapa do bairro

Pirabeiraba

A denominação de Pirabeiraba originou-se do nome do rio que corta a região e quer dizer “peixe brilhante” na língua tupiguarani. Pirabeiraba vem crescendo muito, e hoje encontramos ainda áreas rurais e condomínios e casas de luxo. Um local gostoso para ter contato com a Natureza e os animais, tranquilo e ao mesmo tempo já com amplo comércio.

Região Nordeste – Distrito do Município de Joinville

Área: 6,09 km²

Distância do Centro: 11,42 km

Infraestrutura: unidade de saúde, hospital, bancos, mercado e supermercados, restaurantes, hípicas, comércios em geral, Terminal de Ônibus de Pirabeiraba e sociedade cultural e esportiva.
SAÚDE: UBSF Pirabeiraba; Hospital e Maternidade Bethesda.
EDUCAÇÃO: Biblioteca Prof. Gustavo Ohde; CEI Cachinhos de Ouro; EEB Olavo Bilac; EM Coronel Alire Carneiro; EM Evaldo Koehler; EM Fritz Benkendorf; EM Germano Lenschow; EM Otto Ristow Filho; EM Professor Honório Saldo; EM Vereador Hubert Hübener; EM Adolpho Bartsch.
LAZER: Praça Caetano Évora da Silveira Junior; Praça Eugenio Augusto Fock.

Veja o mapa do bairro

Profipo

Em 1975 foi implantado no Bairro Santa Catarina um grande loteamento popular, resultado do Projeto de Financiamento de Terrenos Populares – PROFIPO. A região desenvolveu-se, e em 2006 foi transformado em bairro, cujo nome provém da sigla do parcelamento inicialmente implantado em 1975.

Região Sul

Área: 1,66 km²

Distância do Centro: 7,6 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBSF Profipo.
EDUCAÇÃO: CEI Célio Gomes de Oliveira; CEI Pequeno Principe; EEB Profª Alícia Bittencourt Ferreira.

Veja o mapa do bairro

Rio Bonito

É um dos locais mais antigos de ocupação germânica da Colonia Dona Francisca. Seu grande potencial hídrico o torna importante pela beleza cênica, diversidade da flora e fauna, além das atividades econômicas desenvolvidas no local.

Área Rural

Área: 5,73 km²

Distância do Centro: 16,49 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBSF Canela; UBSF Rio Bonito.
EDUCAÇÃO: EM 7 de Setembro; EM Alfredo Germano Henrique Hardt; EM Emílio Paulo Roberto Hardt; EM Estrada Palmeira; EM Hermann Müller; EM Presidente Arthur da Costa E Silva; EEB Ver. Guilherme Zuege.
LAZER: Praça XV de Outubro.

Veja o mapa do bairro

Saguaçu

Etimologicamente deriva de “Eça”, que quer dizer olho e “guaçu”, grande, porque do alto a lagoa se parece com um olho grande. O bairro Saguaçu conta com uma localização excelente, ainda com poucos edifícios e bem familiar. Próximo ao Centro o bairro conta com diversos comércios, pubs e restaurantes. Além disso, o bairro também tem ótimas opções de lazer, como o parque Zoobotânico, que é uma opção para curtir seu fim de semana com a família, no mesmo local está também o Mirante de Joinville que é uma das opções favoritas para os moradores praticarem atividade física e ainda você contempla uma vista espetacular da cidade. Ainda, em direção ao Centro tem o Arquivo Histórico da Cidade e a Casa da Cultura. Também, é muito próximo ao Centreventos Cau Hansen, que recebe o Festival de Dança de Joinville além de outros eventos importantes.

Região Centro/Norte

Área: 4,89 km²

Distância do Centro: 1,95 km

Infraestrutura: sociedade esportiva e recreativa, restaurante, academia, padarias, clube de tênis, hostel, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Joinville, Associação Empresarial de Joinville, banco, colégios (Bonja Internacional, Machado de Assis, Adventista), faculdade e concessionária.
SAÚDE: UBS Saguaçu.
EDUCAÇÃO: Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior; EEB Prof.ª Léa Maria Aguiar Lepper; EEB Professor Gustavo Augusto Gonzaga; Escola de Artes Fritz Alt (EAFA); Escola de Música Villa-Lobos (EMVL); Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (GMAVK). Escolas particulares como Bonja Internacional, Colégio Adventista e Machado de Assis.
LAZER: Parque Zoobotânico; Praça Alidio Pohl; Praça De France; Praça Deputado Miraci Dereti; Praça José Vieira; Praça Otavio Carlos de OliveiraPraça Vô Coxa.

Veja o mapa do bairro

Santa Catarina

Inegavelmente o Bairro Santa Catarina recebeu este nome em função de sua importante estrada. Foi assim chamada porque em determinada época constituiu a única via de ligação entre Joinville e Florianópolis, então denominada de Ilha de Santa Catarina.

Região Sul

Área: 5,42 km²

Distância do Centro: 6,96 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBSF Km4.
EDUCAÇÃO: EEB Plácido Xavier Vieira.
LAZER: Área de Lazer Santa Catarina (OP); Praça João Gomes de Oliveira; Praça Marcos Antonio Braga.

Veja o mapa do bairro

Santo Antônio

Os moradores são unânimes em afirmar que o bairro recebeu essa denominação em função da Igreja Santo Antônio, construída na década de 1960, embora de acordo com a planta da cidade, esta não se localize no bairro. Esta região, porém, já recebeu outras denominações, associadas diretamente ao desenvolvimento da Colônia Dona Francisca. O bairro Santo Antônio é um bairro na região norte da cidade que coleciona facilidades, uma delas é estar perto da região industrial, que em Joinville é uma grande vantagem, pois a maior parte da população trabalha em grandes empresas. Além de estar perto da região industrial, o bairro também tem fácil acesso às grandes faculdades de Joinville, shopping e outros estabelecimentos que facilitam seu dia a dia. O morador deste bairro também fica próximo a região Central o que é um grande diferencial.

Região Centro/Norte

Área: 2,20 km²

Distância do Centro: 3,65 km

Infraestrutura: sacolão, supermercados, escolas, academia, grêmio esportivo, farmácia, bancos, concessionária e Terminal Norte.
SAÚDE: Não possui unidade pública de saúde.
EDUCAÇÃO: EEEB Giovani Pasqualini Faraco.
LAZER: Praça Dom Pedro I; Praça Dr. Joao Colin.

Veja o mapa do bairro

São Marcos

A região onde atualmente está situado o Bairro São Marcos, nem sempre recebeu essa denominação. A princípio, esse bairro foi conhecido apenas como “Salão Reiss”, devido à proximidade do salão do mesmo nome, e que era ponto de encontro dos moradores, passando à atual denominação com a fundação da Paróquia São Marcos, de confissão luterana, no início da década de 1970. O Bairro como relatam alguns de seus moradores, sempre foi um lugar próspero e continua em expansão, acompanhando o desenvolvimento de Joinville.

Região Sudoeste

Área: 5,46 km²

Distância do Centro: 10,38 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBSF São Marcos.
EDUCAÇÃO: CEI Mundo Azul; EM Paul Harris.
LAZER: Área de Lazer Real Sociedade; Praça Otavio Redivo “O Nono”.

Veja o mapa do bairro

Ulysses Guimarães

O bairro Ulysses Guimarães, criado pela Câmara de Vereadores, é resultado do desmembramento dos territórios dos bairros Jarivatuba e Adhemar Garcia. Inicialmente foi chamado de Rio Velho devido ao nome do rio que drena a região. Conforme previsto na lei de criação deste bairro, em março de 2005 houve um plebiscito no local e a comunidade optou pelo nome definitivo: Ulysses Guimarães, nome de uma personalidade política brasileira e também nome do Conjunto Habitacional lá existente.

Região Sudeste

Área: 3,23 km²

Distância do Centro: 6,09 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBSF Ulysses Guimarães.
EDUCAÇÃO: CEI Maria Laura Cardozo; EM Amador Aguiar.
LAZER: Área de Lazer Loteamento Rosa.

Veja o mapa do bairro

Vila Cubatão

A região da foz do rio Cubatão sempre foi conhecida por Cubatão, em função do rio do mesmo nome. O termo Cubatão provém da língua guarani “ibi” e “anta”, dura, terra montanhosa, morro.

Região Nordeste

Área: 0,36 km²

Distância do Centro: 10,38 km

Infraestrutura:
SAÚDE: UBSF Cubatão.
EDUCAÇÃO: EEB Profª Nair da Silva Pinheiro; EM Alfonso Fiedler; EM Professora Isabel Silveira Machado.
LAZER: Área de Lazer Vigoreli; Praça Nerivaldo Medeiros; Praça Santos Dumont.

Veja o mapa do bairro

Vila Nova

Ele é dividido em área urbana e rural. A localidade era conhecida por Neudorf (Vila Nova), mas por volta de 1940 passou a denominar-se Vila Nova, muito provavelmente em função da proibição de se falar alemão durante a Campanha de Nacionalização de Getúlio Vargas, que se estendeu durante a 2ª Grande Guerra Mundial. Apesar de o nome ser inspirado na língua alemã (“Neudorf”), o bairro contou com muitas famílias italianas para chegar à condição atual de grande produtor agrícola, principalmente de arroz. A “italiana” Vila Nova é o segundo maior bairro de Joinville, só perdendo para a “germânica” Pirabeiraba.

Região Oeste

Área: 14,43 km²

Distância do Centro: 6,38 km

Infraestrutura: escolas, Sesc Comunidade Joinville, Fundação Municipal 25 de Julho, supermercados, bancos, Terminal de Ônibus Vila Nova.
SAÚDE: UBS Vila Nova; UBSF Vila Nova Rural (Km 18).
EDUCAÇÃO: CEI Raio de Sol; CEI Sigelfrid Poffo; EEB Maestro Francisco Manoel da Silva; EM Anaburgo; EM Prefeito Emílio Stock Jr.; EM Professor Bernardo Tank; EM Professor João Meerholz; EM Professora Karin Barkemeyer; EM Professora Senhorinha Soares; EM Professora Valesca May Engelmann; EM Vereador Arinor Vogelsanger; EM Valentim João Da Rocha.
LAZER: Área de Lazer Catharina Baumer; Área de Lazer Conjunto Irineu Bornhausen; Área de Lazer Jardim Florencio; Área de Lazer Joao Miers; Área de Lazer Parque Quinze; Praça Joaquim Girardi.

Veja o mapa do bairro

Zona Industrial Tupy

A Fundição Tupy iniciou a transferência do seu parque industrial em 1954, a partir de uma visão empreendedora de Albano Schmidt, um de seus fundadores. Foi escolhida uma área na região do Bairro Boa Vista onde era promovida na década de 1940, a Festa da Puxada de Cavalos (espécie de cabo-de-guerra) onde eram realizadas corridas de cavalo, envolvendo grandes apostas e com a participação de animais trazidos de vários pontos da cidade. A implantação da Fundição nesta região acabou promovendo o crescimento populacional do Bairro Boa Vista, tornando-o, nos dias atuais, um dos mais populosos de Joinville. Em 2012 após investimentos no exterior, a Tupy transformou-se no maior fabricante global de blocos e cabeçotes de motor, o que reforça suas pontecialidades no desenvolvimento econômico da região.

Região Leste

Área: 1,47 km²

Distância do Centro: 3,93 km

Infraestrutura: neste bairro não há unidade de saúde e nem escola pública, porém é muito próximo do que tem ao seu redor, pois fica ao lado de bairros que oferecem os serviços como Iririú, Comasa, Espinheiros e Boa Vista.
Veja o que você encontra próximo:
• Museu Arqueológico de Sambaqui (3,5 km de distância)
• Shopping Mueller (4,2 km de distância)
Joinville Garten Shopping (6,1 km de distância)
• Museu Nacional da Imigração e Colonização (3,7 km de distância)
• Via Gastronômica (4,5 km de distância)

Veja o mapa do bairro

Anaburgo

A história desta região está ligada diretamente à colonização de Joinville. As origens de sua denominação são muitas e relatadas desta forma pelos moradores: “O local se chamava Anaburgo em homenagem à primeira moradora da Estrada, que se chamava Ana”, nos diz o Sr. Paulo Bradhach. Já a Sra. Elly Zimmermann conta que “o nome da localidade se deve ao fato de que o início da colonização as quatro primeiras famílias tinham filhas com o nome de Ana e que vieram de Hamburgo, na Alemanha. Por isso Anaburgo”. Conforme Carlos Ficker (1965:130) relata em História de Joinville: “Antes de chegar ao pé da serra, porém, os pioneiros atravessaram um vasto pantanal e baixada formada pelos rios Águas Vermelhas e das Botucas, antes de sua confluência com o Rio Piraí-Piranga. Desviando mais para o norte, encontraram terra fértil e do clima menos úmido. Nasceu assim “Águas Vemelhas” e mais tarde chamado “Annaburg”, em homenagem à D. Anna Aubé, esposa do Sr. Leónce Aubé”. Antigamente, nesta região, comenta o Sr. Paulo Bradhach, era tudo mato. Havia um só “picadão” onde passavam burros e cavalos. Quando sua avó aqui chegou, construiu sua casa no meio do mato.

Área Rural

Jativoca

Na região existia uma espécie de bambu, que era utilizado na raspagem da mandioca quando da produção de farinha. A esse bambu era atribuído o nome “jativoca”, razão pela qual a localidade passou a ser assim conhecida. A Estrada Jativoca, ligação da região com a área urbana de Joinville, a princípio recebeu a denominação de Estrada Guiguer Nova, por homenagear um grande personagem ligado à Colônia Dona Francisca, Arthur Guinguer, Cônsul de Hamburgo no Rio de Janeiro, que embora aqui não tivesse residido, adquiriu vastas áreas de terra. A Estrada Guinger Nova iniciava na confluência das atuais ruas Ottokar Doerffel e Tupy, atravessava os bairros São Marcos e Nova Brasília, terminando neste último. Segundo informações dos moradores, recebeu a denominação Estrada Jativoca a partir da década de 1950.

Região Sudoeste

Laranjeiras

A última fronteira joinvilense, na divisa com o município de Campo Alegre, chamadas de Laranjeiras e Laranjeiras Velha, as duas localidades ligam-se a estrada Dona Francisca por uma estrada de barro rodeada de pinheiros, um antigo caminho de mulas, usadas por tropeiros para chegar ao Paraná. No começo a região sobreviveu do corte e venda de madeiras da mata nativa da região, principalmente os imponentes pinheiros de araucária.

Área Rural

Estrada Bonita

A Estrada Bonita fica no Rio Bonito. É uma área rural, com belezas naturais, onde você encontra produtos caseiros à venda, almoços deliciosos e contempla a natureza!

Área Rural

Estrada da Ilha

A Estrada da Ilha tem seu ponto inicial na Rua Dorthóvio do Nascimento (Bairro Jardim Sofia) e acaba na Rua Dona Francisca, sendo a linha de demarcação do Município com o Distrito de Pirabeiraba Localiza-se ao norte do Município de Joinville, na zona rural. A denominação que recebeu pode ser explicada através de duas versões, segundo nos informou Alexandre Schulz: “uma delas dá conta que a estrada está localizada entre os rios Mississipi e Cubatão, formando assim uma ilha, e outra diz que a estrada dá ligação com o Município de São Francisco do Sul, e que quando os migrantes chegavam à parte mais alta e avistavam o citado município diziam – ‘esta é a estrada que liga a ilha”.

Área Rural

Piraí

A região do Piraí compõe a área rural do município de Joinville, localiza-se na parte mais afastada da rua XV de Novembro, cuja paisagem é deslumbrante e onde a Mata Atlântica foi preservada pelo homem. As cachoeiras são sua principal atração sendo constituídas por quatro quedas que formam um tobogã natural, lagoas com água cristalina e muitas árvores. Seus recursos hídricos potencializam as atividades de lazer durante os verões quentes de Joinville.

Área Rural

Morro do Amaral

O acesso é feito pela avenida Kurt Meinert, no bairro Paranaguamirim. O Morro do Amaral está localizado fora dos limites do perímetro urbano de Joinville. Originalmente esta região constituiu uma ilha, e só foi conectado ao continente há poucos anos, quando construída a ponte sobre o Rio do Riacho (ou Rio Biguaçu). Hoje, o Morro do Amaral é considerado área de preservação natural. A localidade antes se chamava Riacho Saguaçu. A partir de 1935 passou a adotar a denominação de Morro do Amaral, em virtude das terras pertencerem, em sua grande maioria, à família Amaral. O Moro do Amaral possui quatro sambaquis identificados: - Morro do Amaral I – Lado oeste da Ilha do Morro do Amaral às margens do Rio Riacho. - Morro do Amaral II – Lado sudeste da Ilha do Morro do Amaral. - Morro do Amaral III – Lado noroeste da Ilha do Morro do Amaral às margens da Lagoa do Saguaçu. - Morro do Amaral IV – Lado norte da Ilha do Morro do Amaral, junto à encosta do morro e próximo ao manguezal.

Área Rural

Quirirí

Localizada no distrito de Pirabeiraba, ao pé da Serra Dona Francisca, a região do Quiriri é cortada e margeada por belos rios e riachos. Nas proximidades da serra encontram-se diversas quedas e nascentes d’água. A natureza preservada, os parques aquáticos, os pesque-pagues e as casas históricas de estilo europeu são destaque na região, caracterizadas por pequenas e bem cuidadas propriedades rurais. O local faz parte de uma Área de Proteção Ambiental, que compreende os municípios de Campo Alegre, Garuva e Joinville. Pode-se praticar trekking, rapel e montanhismo no local.

Área Rural

Rio da Prata

A região de Joinville possuí intensa rede de drenagem, com rios, nascentes e cachoeiras. A grande maioria nasce na Serra Dona Francisca ou chegam por ela, possibilitando a prática de canoagem em corredeiras. A natureza do Rio da Prata é exuberante, diversidade da flora e fauna, água cristalina, lagoas e revelando também sítios maravilhosos com suas exóticas casas dos colonos de origem germanica. Localizada a esquerda da Rodovia SC 301 na localidade do Rio da Prata, a Estrada Mildau antigamente era apenas um caminho de roça, conservado com pedras extraídas do Rio Lindo, mas hoje a estrada possui largura ideal para tráfego de veículos. A localidade desenvolveu-se através da agricultura, criação de alguns animais e indústria madeireira, permanecendo até hoje, além das moradias de pessoas que trabalham na área urbana e mantém a sua moradia no campo.

Área Rural

Neudorf

Localizada ao final da Estrada Blumenal, rodeada de arrozais e casas dos pequenos agricultores, emoldurados ao longe pela Serra do Mar, a localidade de Neudorf forma um plano geométricamente quadrado, visível nas imagens de satélite.O objetivo inicial em funcionar como uma colônia agrícola mudou de enfoque e a Sede passou a ser supervalorizada com atividades de pré-industrialização, passando desenvolver atividades industriais e comerciais. Imigrantes que já haviam vivenciado tais experiências industriais em suas terras natais passaram a fazer parte desse contingente, limitando ainda mais a pretensa expansão agrícola. Outros colonos, contudo, lá permaneceram com seus descendentes, fazendo parte da história desses colonizadores.

Área Rural

Rio do Júlio

Localizada no alto da Serra Dona Francisca, a região do Rio do Júlio se encontra em altitudes que variam de 600 a 800 metros, sendo que a maior parte da estrada e das poucas propriedades está entre 600 e 700 metros de altitude, bem diferente da sede do município, localizada quase que ao nível do mar. A região tem alguns atrativos, como as hortênsias que florescem com as temperaturas baixas do inverno, uma capela germânica de madeira; algumas propriedades rurais bem cuidadas, uma represa ( PCH do Rio do Júlio); e um hotel fazenda que fica próxima a região da represa. O acesso se dá através da estrada Macacos, por meio da Estrada Dona Francisca, ou SC-418, no distrito de Pirabeiraba, em Joinville.

Área Rural

Estrada Dona Francisca

A Estrada Dona Francisca, também chamada de Estrada da Serra, foi um marco ao desenvolvimento da região onde hoje estão estabelecidas cidades como Joinville (antiga Colônia Dona Francisca) e São Bento do Sul, em Santa Catarina. Até 1855, quando houve a iniciativa de construir a Estrada Dona Francisca, só existia um caminho entre São Francisco (região norte catarinense) e as planícies de Curitiba, que se davam através do Quirirí. Atualmente a Estrada faz parte do Roteiro de Turismo Rural de Joinville, com paisagens bucólicas do campo e propriedades com belos jardins.

Área Rural

Vigoreli

A Comunidade da Vigorelli é distante cerca de 10 km do centro de Joinville. Além de ter a Baía da Babitonga como ponto de observação, a gastronomia local, com pratos à base da pesca artesanal, é um grande atrativo aos turistas. No mês de janeiro, a comunidade festeja a temporada do caranguejo, onde é possível experimentar pratos especiais. A Vigorelli também é um lugar bastante frequentado pela comunidade joinvilense nos finais de semana. Com o Ferry Boat, é possível atravessar a Baía e conhecer a encantadora comunidade da Vila da Glória que abriga as ruínas do Falanstério do Saí, em São Francisco do Sul, ou as praias da região.

Região Nordeste